Seja bem vindo

Esta página visa divulgar os trabalhos da ONG REPARE (Rede Permanente de Assistência ao Recluso(a) e ao Egresso(a).
Obrigado por nos visitar!

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Albergados participam de palestra sobre a importância da atividade física


Os albergados, que cumprem pena no albergue masculino em Várzea Grande, receberam na noite da última segunda-feira (15), o educador José Luiz Conagin, que esteve no local para falar sobre a “Importância da atividade no cotidiano”.

Antecipadamente um questionário foi respondido pelos albergados a respeito da prática de atividade física, se há interesse em praticar, e se é portador de alguma enfermidade.

Durante a palestra o professor, que ministra aulas de educação física na rede privada do Município, explicou que várias doenças podem ser evitadas a partir da prática frequente de algum tipo de exercício físico, entre elas: hipertensão arterial, osteoporose e até mesmo as enfermidades laborais decorrentes do esforço repetitivo.

As palestras proferidas no albergue fazem parte de um projeto que vem sendo desenvolvido desde o mês de março pela Rede Permanente de Assistência ao Recluso e ao Egresso (Repare), organização não governamental que tem por objetivo chamar a atenção da sociedade civil para a questão prisional. A finalidade é levar informações sobre diversas áreas do conhecimento aos que cumprem pena no albergue masculino de Várzea Grande.

O projeto vem ganhando adeptos e simpatizantes, tanto que o próprio professor palestrante se dispôs a frequentar o estabelecimento com intuito de monitorar atividades físicas e recreativas que os albergados tenham interesse em desenvolver. Tudo sem custo algum para o Estado e para os participantes.

Apoiado pelo juiz da execução penal, dr. Abel Balbino Guimarães, o projeto concede remição àqueles que assistem às palestras. A cada três palestras assistidas, é abatido um dia de pena.

Para a defensora pública Tânia Regina de Matos, que atua na vara de execução penal de Várzea Grande e coordena o projeto, os apenados precisam ser estimulados a desenvolver novos hábitos, se tornando assim, pessoais mais sociáveis. 

A direção do albergue oferece também outras atividades durante a semana: reuniões de alcoólicos anônimos e cultos religiosos, tudo com intuito de proporcionar a ressocialização dos condenados.




Cuiabá, 16 de outubro de 2012.



Assessoria de Imprensa
Defensoria Pública de Mato Grosso
Telefones: (65) 3613-3453 – 8444-7147


Nenhum comentário:

Postar um comentário